logo

Java Server Faces First Steps

Por: José Damico - Última revisão: 2007-June-10

1.Bibliotecas Indispensáveis
- JavaServer Faces RI v1.1.01
- JavaServer Pages Standard Tag Library
- Apache Commons (bibliotecas já incluídas no pacote JavaServer Faces RI v1.1.01)

2.Conteiner/Application Server Recomendados
- GlassFish
- Tomcat 6.0

Para garantir o funcionamento de sua aplicação JSF, assegure-se de que todas as bibliotecas indispensáveis estejam localizadas no diretório lib/ da escrutura do arquivo .WAR
3.Ambiente de Desenvolvimento
- Eclipse WTP (Web Tools Platform Project) >= 1.5.3
- JSF Tools Subproject

A configuração do ambiente de desenvolvimento sugerida neste pequeno tutorial é baseada no Eclipse 3.2. Portanto para fazer uso das funcionalidades referentes a programação JSF, devem ser seguidas as seguintes instruções:

a) Fazer o download do pacote wtp-all-in-one-sdk versão >= 1.5.3 para seu sistema operacional.
b) Descompactar o pacote baixado e executar o Eclipse a partir da pasta eclipse/.
c) Com o Eclipse em funcionamento, certifique-se da existência da opção File > New > Project > Web > Dynamic Web Project
d) Feche o Eclipse
e) Faça o download do JSF tools subproject
f) Descompacte o conteúdo do download na mesma raiz onde o eclipse foi descompactado. ATENÇÃO: Não descompacte dentro da pasta eclipse/ !
g) Abra o Eclipse
h) Com o Eclipse em funcionamento, certifique-se da existência da opção Windows > Preferences > Web and XML > JSF Libraries
i) Na mesma opção citada acima, configure as bibliotecas JSF, Commons e JSTL, para tanto clique no botão NEW, em Library Name coloque o nome SUN-RI, clique agora em Add e adicione os jars jsf-api.jar e jsf-impl.jar os quais estão dentro do pacote JavaServer Faces RI v1.1.01. Agora clique na caixa de checagem Is JSF Implementation. Pronto a configuração das bibliotecas JSF foi feita.

Para configurar as bibliotecas Commons, siga o mesmo passo anterior, em Library Name coloque Commons, em Add adicione as bibliotecas commons-beanutils.jar, commons-collections.jar, commons-digester.jar e commons-logging.jar também incluídas dentro do pacote JavaServer Faces RI v1.1.01. Certifique-se de NÃO clicar em Is JSF Implementation.

Agora, para configurar o terceiro grupo de bibliotecas (JSTL), basta também seguir os passos anteriores. Em Library Name coloque JSTL, em Add adicione os jars jstl.jar e standard.jar contidos no pacote JavaServer Pages Standard Tag Library.
k) Com todos os passos acima efetuados com sucesso, seu Eclipse está pronto para o desenvolvimento de aplicações Web com JSF. Para tanto basta criar um novo projeto: File > New > Project > Dynamic Web Project, digite um nome para o novo projeto e no drop-down Configurations escolha a opção JavaServer Faces Project. Por fim, certifique-se de que todas as bibliotecas citadas estão no Build Path de seu projeto.
4.Links
https://javaserverfaces.dev.java.net/
http://www.eclipse.org/webtools/jsf/dev_resource/JSFTutorial-RC3/JSFTools_tutorial.html
http://www.exadel.com/tutorial/jsf/jsftags-guide.html
http://www.coreservlets.com/JSF-Tutorial/
http://www.ibm.com/developerworks/java/library/j-jsf1/
http://www.ibm.com/developerworks/java/library/j-jsf2/
http://www.ibm.com/developerworks/java/library/j-jsf3/
http://www.ibm.com/developerworks/web/library/wa-dsgnpatjsf.html
http://www.ibm.com/developerworks/java/library/os-ag-renegade12/




Back to jd.comment
Valid XHTML 1.0! hacker emblem