Última atualização: 20/Oct/2019 RSS
A A A
Home...

Artigos



Not&icute;cia

O Heartbleed explicado para bons leitores não técnicos.

Pessoal,

A quem interessar, escrevi o seguinte artigo juntamente com o Filipe Balestra sobre o HeartBleed. O Artigo está publicado em sua totalidade no hackerspace Area 31

[http://www.area31.net.br/wiki/Heartbleed_para_n%C3%A3o_t%C3%A9cnicos]


(21.04.2014) http://www.area31.net.br/wiki/Heartbleed_para_n%C3%A3o_t%C3%A9cnicos


Not&icute;cia

Porquê não desabilitar as Credential Providers padrão do Windows 7

Oi pessoal,

Ontem precisei escrever uma recomendacão sobre os riscos de se desabilitar as Credential Providers no Windows 7 e como funciona esse processo no Windows 8.

Se alguém tiver interesse, o doc é público: [http://tix11.com/downloads/recomendacao-cp-win7-8.pdf]


Damico

(12.02.2014)


Not&icute;cia

Faces da China

Por José Ricardo de Oliveira Damico

De 2009 até hoje, 11 pessoas cometerem suicídio na China, nas dependências da empresa Foxconn. Dez destas pessoas faleceram em 2010 e nos últimos 2 meses outras 2 tentaram o suicidio sem sucesso.

A Foxconn é uma grande empresa de fabricação de peças e aparelhos eletrônicos para grandes empresas. Apple, IBM, Microsoft, Sony, HP, Nokia e Nintento entre outras, são companhias contratantes da Foxconn para a produção parcial ou completa de seus aparelhos. Para que tal fabricação ocorra em larga escala e possa portanto suprir a demanda de mercado mundial, uma das unidades da Foxconn onde ocorreram as mortes citadas emprega aproximadamente 300 mil pessoas.

O exército de funcionários da Foxconn é um próprio espelho da nação chinesa: Presença global, através do trabalho anônimo de milhares de pessoas. Indivíduos que veêm seu presente e futuro esquecidos face a construção do presente e futuro de sua nação.

Das centenas de milhares de funcionários da Foxconn a maior parte executa tarefas manuais, em sequência repetitiva, de teste, montagem, resoldagem e conexões. Tarefas que ainda não podem ser substituídas por máquinas. Estes mesmos funcionários trabalham em longas linhas de produção vestidos com uniformes iguais de tecido antiestático. Possuem intervalos de 10 minutos (para irem ao banheiro), a cada 2 horas de trabalho. São jovens na faixa etária de 20 à 30 anos, que moram longe de suas famílias, em dormitórios coletivos na mesma área onde a empresa está instalada e ganham não mais do que 150 dólares por mês.

Com este modelo de negócio a Foxconn, uma empresa de visibilidade global, consegue manter sua competitividade e atender à demanda mundial de eletrônicos criados pelas grandes empresas de tecnologia. Porém não se sabe em quais condições de trabalho são produzidos a infinidade de produtos chineses, pirateados, clonados ou de segunda linha. O que é certo é que as leis trabalhistas na China são praticamente inexistentes e a visão do empregadores sobre o bem-estar de seus empregados é míope. Para se ter um exemplo, as ações preventivas contra novas tentativas de suicídio na Foxconn, foram: Instalação de telas de proteção em sacadas e aumento salarial de 30%.

(15.06.2010)


Not&icute;cia

EXTRA, EXTRA, saiu a LinuxMagazine 59

Pessoal, saiu um artigo muito bom sobre Análise de Escalonadores de Processos na LinuxMagazine de outubro/2009. Este texto aborda com profundidade o uso do DTrace no OpenSolaris com o objetivo de apresentar formas dinâmicas de inspenção de filas, prioridades, systems calls e processos. O artigo foi escrito pelo meu amigo Marcelo Arbore e por mim :-).

Pdf do artigo

Clique aqui para visualizar o artigo em PDF.

(13.10.2009)


Not&icute;cia

IVELA - Internet Voice E-learning Application

Another scientific paper (I am co-author) from R&D project called IVELA. This paper was accepted at WCCE 2009 (The IX World Conference on Computers in Education (IFIP).
(27.06.2009) http://dcon.com.br/jd.comment/WCCE2009_Final.pdf


Not&icute;cia

An E-learning Environment with Voice Recognition

Here is a scientific paper (I am co-author) from R&D project called IVELA. This paper was published at WSL 2009 (Workshop of Free Software - Brazilian Computer Society).
(26.06.2009) http://dcon.com.br/jd.comment/WSL2009_elearning_env_with_voice.pdf


Not&icute;cia

Is Knowledge Transmission Possible?

As part of my research into Knowledge Management I've wrote (23 march 2009) a paper to discuss how to transfer knowledge between time and space.

HTML Portuguese version: http://dcon.com.br/jd.comment/transmissao-knowledge.html

PDF Portuguese version:
http://dcon.com.br/jd.comment/knowledge-transfer_ptBR.pdf


PDF English version: http://dcon.com.br/jd.comment/knowledge-transfer_enUS.pdf


(23.03.2009)


Not&icute;cia

Java Server Faces First Steps

Para aqueles que estavam interessados nos passos de configuração básica para a programação JEE com JSF, aqui está o mini-tutorial em sua primeira versão. (11.06.2007) http://dcon.com.br/jsf-first-steps/

Not&icute;cia

Introdução ao Processador CELL BE

Nas últimas semanas desenvolvi uma documentação introdutória sobre o processador CELL BE. Trata-se de um texto claro e objetivo que fornece as informações primordiais para quem deseja conhecer esta nova tecnologia. (20.05.2007) http://dcon.com.br/jd.comment/intro-cell-be-pt_BR.pdf

Not&icute;cia

Manual de Instalação Debian (Etch) para programadores

Já há algum tempo tive a idéia de reunir num só manual os passos práticos que costumo fazer quando tenho que instalar e configurar uma nova estação de trabalho com Debian para mim. Após reunir todos os procedimentos e comandos em um arquivo texto, formatei-o para web. Trata-se de uma documentação completa sobre instalação e configuração do Debian para uma estação de trabalho voltada a programadores. (27.04.2007) http://dcon.com.br/debian-install/

Not&icute;cia

Tutorial JMS com ActiveMQ

Esta documentação é importante uma vez que com o crescimento dos serviços providos pela Internet, cada vez mais são necessárias metodologias de se distribuir o processamento e interconectar serviços. Uma abordagem eficaz para esta situação é o uso de Java Messaging Services em conjunto com brokers. O mercado têm fornecido uma série de brokers, mas pouco tem se falado sobre brokers abertos como o ActiveMQ incubado pela Apache Software Foundation, em plena ascensão atualmente. (12.12.2006) tutorial-jms-activemq.pdf

Not&icute;cia

Hacker Nature / Natureza Hacker

This text was written (in 01/sep/2005) as a result of the analysis of the hackers´ way of thinking and acting, with the aim to properly define and clarify their behavior. HTML Portuguese version: http://www.dcon.com.br/jd.comment/natureza_hacker.html PDF Portuguese version: http://dcon.com.br/jd.comment/hacker-nature_ptBR.pdf PDF English version: http://dcon.com.br/jd.comment/hacker-nature_enUS.pdf (01.09.2005)









powered by: DCON Tecnologia da Informação Ltda.